Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

COLEGAS DE CUBANA DO ' MAIS MÉDICOS ' SE SURPREENDEM COM FUGA:'QUERIDA'.

Médica teria deixado UBS no litoral de SP para morar nos Estados Unidos.

Em junho, ministro disse que 14 cubanos tinham deixado 'Mais Médicos'.

Do G1 Santos/Tempo da Noticia
Médica Yaumara Perez Garriga é cubana e tem 30 anos (Foto: Arquivo Pessoal)Médica Yaumara Perez Garriga é cubana e tem 30 anos (Foto: Arquivo Pessoal)












A fuga da médica cubana Yaumara Perez Garriga, de 30 anos, que trabalhava na Unidade Básica de Saúde (UBS) em São Vicente, no litoral de São Paulo, pegou de surpresa alguns funcionários e pacientes que conviviam diariamente com ela. Segundo alguns funcionários, a profissional era respeitada e eles não sabiam que ela deixaria a UBS para ir morar na cidade de Miami, no Estados Unidos. Nesta quarta-feira (24), o Ministério da Saúde informou por meio de nota que 35 cubanos já deixaram o programa 'Mais Médicos' no Brasil. Até o momento 14.400 médicos participam do programa no país, dos quais 11.400 são de Cuba.

Um funcionário, que prefere não se identificar, relata que a cubana era muito respeitada pelos colegas e pelos pacientes. "Ela não veio trabalhar, mas não estávamos nem sabendo que isso havia acontecido. Ela sempre foi muito simpática e boa profissional, não tinha problema com ninguém. Os pacientes gostavam muito dela também", diz.
Já uma funcionária destaca que colegas ficaram preocupados com o fato de não terem recebido notícias de Yaumara recentemente. "Para mim é uma surpresa. Nós ficamos preocupados, porque não tínhamos nenhuma informação sobre ela. A Yaumara não falou com ninguém sobre ir para os Estados Unidos. Ela é uma excelente profissional, querida por todos e muito elogiada pelos pacientes", comenta.
A dona de casa Maria Aparecida Porfírio, de 50 anos, que chegou a ser atendida algumas vezes pela médica cubana, conta que a Yaumara tinha bom relacionamento com os moradores. De acordo com a mulher, a clínica geral parecia estar integrada com a população que reside próxima à UBS, no bairro Parque São Vicente. "Passei muito tempo com ela e sempre foi uma médica dedicada, muito atenciosa com os pacientes. Todos gostavam muito dela e é uma surpresa mesmo que ela tenha ido para lá. Ela era um amor. É uma pena que as médicas mais 'boazinhas' vão embora", afirma.
Médica Yaumara Perez Garriga é cubana e tem 30 anos (Foto: Arquivo Pessoal)Médica Yaumara Perez Garriga é cubana e tem 30
anos (Foto: Arquivo Pessoal)
O caso
Uma médica cubana abandonou o serviço em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo amigos da cubana ouvidos pela reportagem do G1, ela está morando nos Estados Unidos após ter planejado, com bastante antecedência, a fuga do Brasil.
Yaumara Perez Garriga, de 30 anos, é natural da cidade Las Martinas, em Cuba. Ela chegou em São Vicente em novembro do ano passado com outros três profissionais cubanos do Programa 'Mais Médicos', do governo federal. Na chegada, ela se mostrou otimista. "Nosso trabalho é que vai falar por nós”, disse na época. Yaumara foi direcionada para trabalhar na UBS Parque São Vicente.

G1 entrou em contato com a UBS Parque São Vicente, na manhã desta quarta-feira (24), à procura da médica. Um funcionário havia sido orientado a informar que Yaumara, na verdade, estava afastada do trabalho e que não tinha previsão de retorno.

Já a Secretaria da Saúde de São Vicente informou ao G1, por meio de nota, que a médica cubana Yaumara Perez Garriga não compareceu ao serviço na segunda-feira (22) alegando ter uma consulta médica em São Paulo. Na terça-feira (23), a médica também não compareceu ao serviço. A Sesau entrou em contato com o Ministério da Saúde e informou sobre a falta. Segundo o Ministério da Saúde, a médica só pode ser notificada após 48 horas de ausência injustificada. A Sesau informa ainda que já pediu ao Ministério da Saúde a reposição da profissional.
Unidade Básica de Saúde (UBS) onde médica cubana trabalhava em São Vicente (Foto: Rodrigo Martins/ G1)Unidade Básica de Saúde (UBS) onde médica cubana trabalhava em São Vicente (Foto: Rodrigo Martins/ G1).https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=6756061967438853196

Nenhum comentário:

Postar um comentário