Powered By Blogger

domingo, 9 de fevereiro de 2014

QUINTO MAIOR AÇUDE DO CEARÁ CONTINUA SECO APÓS INAUGURAÇÃO.


O Ceará viveu dois anos seguidos de seca, entre 2012 e 2013, e os prognósticos para 2014 não são animadores, segundo a Funceme

Dimensionado para ter uma capacidade de 520 milhões de metros cúbicos, segundo o Ministério da Integração, o Figueiredo é o 5º maior açude do Ceará atualmente (FOTO: REPRODUÇÃO)
Dimensionado para ter uma capacidade de 520 milhões de metros cúbicos, segundo o Ministério da Integração, o Figueiredo é o 5º maior açude do Ceará atualmente (FOTO: REPRODUÇÃO)
Uma barragem construída no Ceará pelo Governo Federal e inaugurada há oito meses permanece seca. O açude Figueiredo, localizado na região do Jaguaribe, custou R$ 140 milhões e deveria beneficiar 100 mil cearenses em sete municípios, mas até o momento não obteve acumulação de água.
Dimensionado para ter uma capacidade de 520 milhões de metros cúbicos, segundo o Ministério da Integração, o Figueiredo é o 5º maior açude do Ceará atualmente.
O Ceará viveu dois anos seguidos de seca, entre 2012 e 2013, e os prognósticos para 2014 não são animadores, segundo a Funceme. As poucas chuvas já registradas entre janeiro e fevereiro não elevaram a recarga de água nos açudes que abastecem a Grande Fortaleza e também o Interior.

O açude Figueiredo foi oficialmente inaugurado em junho de 2013. Antes da inauguração, em abril, o reservatório registrava uma acumulação inferior a 1% da capacidade. No fim de junho o percentual de acumulação atingiu seu maior índice, com 4%. Desde então o nível de acumulação vem sendo reduzido.
Atualmente a barragem acumula 2,54% da capacidade. No primeiro dia do ano o percentual era de 2.72%. De acordo com o Ministério da Integração, a obra foi feita para beneficiar os municípios de Iracema, Potiretama, Ererê, Pereiro, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário