Três estudos estão em andamento e o projeto completo está previsto para ser apresentado ainda em maio deste ano
Deputados, ambientalistas, representantes do Governo e do Instituto Chico Mendes discutiram a possível parceria público-privada (PPP) para gestão do Parque Nacional de Jericoacoara. A diretora do Instituto Chico Mendes, Giovanna Palazzi, afirmou que, atualmente,três estudos estão em andamento e o projeto completo está previsto para ser apresentado ainda em maio deste ano. A conversa aconteceu na sede da Assembleia Legislatia do Ceará, na última sexta-feira (28).
O assunto veio à tona após o Governo Federal cogitar a possibilidade de privatizar alguns serviços do Parque Nacional de Jericoacoara, a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza. A proposta é que uma empresa privada fique responsável pelo controle de acessos, arrecadação de ingressos e apoio à visitação, constituindo um formato de PPP.
Discussão
O deputado João Jaime (DEM) propôs uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal para a administração do Parque. “Em vez de colocar nas mãos de uma empresa privada, por que não demandar responsabilidades a essas esferas governamentais e gerar renda para ser destinada à população da localidade?”, questionou.
Já o deputado Camilo Santana (PT) esclareceu que a proposta de implantação de PPP no Parque de Jericoacoara não se trata de uma privatização. Ele reconheceu a necessidade de parcerias para administrar de forma adequada a área de preservação e lembrou que a proposta ainda está sendo estudada e, caso seja aprovada, será adequada às necessidades da população. “Nenhum cearense irá aceitar qualquer intervenção no Parque que venha prejudicar a população do município”, frisou.