Powered By Blogger

sábado, 15 de agosto de 2015

CASAL DEIXE EMPREGO E EMBARCA EM MOCHILÃO PELOS CINCO CONTINENTES.


Jovens de Lorena, interior de SP, já percorreram 15 mil km em 8 países.
Nathalia Oliveira e Leonardo Souza contam como economizam na viagem.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Casal iniciou a viagem no Chile em maio de 2015 (Foto: Divulgação / Prazer Mundo)Casal iniciou a viagem no Chile em maio de 2015 (Foto: Divulgação / Prazer Mundo)
Uma demissão inesperada, dois meses antes do casamento, fez com que um casal de Lorena , interior de São Paulo, mudasse de planos. Eles não desistiram da cerimônia, mas tomaram coragem para realizar um antigo sonho: uma viagem de pelo menos um ano passando pelos cinco continentes. Nathalia Oliveira, de 25, e Leonardo Souza, de 27 anos, embarcaram em maio e já foram quase 15 mil km de estrada, passando por 16 cidades em oito países (Veja video no fim desta reportagem).

“Foi tudo muito rápido por que tínhamos a vontade de viajar, pesquisávamos sempre sobre o assunto, mas não sabíamos quando conseguiríamos realizar este sonho. No dia 1º de abril veio a notícia da demissão do Léo e apesar do susto, encaramos aquilo como o empurrão que faltava. Foi uma loucura!”, conta Nathalia.

Leonardo e Nathalia já estiveram no Marrocos e na Alemanha (Foto: Divulgação / Prazer Mundo)Leonardo e Nathalia já estiveram no Marrocos e na
Alemanha (Foto: Divulgação / Prazer Mundo)
A jovem então pediu demissão e o casal entregou o apartamento onde moravam e vendeu móveis e eletrodomésticos. Com as economias e a recisão de contrato de Leonardo, eles começaram o plano de viagem, pensando na forma mais econômica. Desde 2013 o casal está inscrito em sites que promovem o encontro entre viajantes e moradores locais e já hospedaram pessoas de várias partes do mundo em casa.

Economia
No início o orçamento diário era de US$ 50 para cada um, mas hoje eles garantem que conseguem viajar com um orçamento de US$ 40. Neste valor estão incluídos hospedagem, alimentação e transporte.

E para economizar, Nathalia chegou a cortar os longos cabelos. “Cortei meu cabelo pouco mais pra baixo da orelha o mais curto que eu consegui, já que isso facilitaria os cuidados diários durante a viagem”, contou.
A busca pelas alternativas mais econômicas transformou a viagem do casal em uma aventura constante. No Marrocos, em uma viagem de trem entre a capital Casablanca e Marrakesh a opção foi a passagem na segunda classe. “Foi uma aventura. Vagões lotados, sem lugar para sentar, o trem em alta velocidade com as portas abertas, pessoas fumando e tentando falar conosco em árabe sobre futebol quando viram a bandeira do Brasil em nossa mochila. Foram quase 4 horas de viagem”, recorda Leonardo.
Casal criou o blog Prazer, Mundo! para contarem a aventura pelo mundo (Foto: Divulgação / Prazer Mundo)Casal criou o blog Prazer, Mundo!, onde contam a
aventura. (Foto: Divulgação/ Prazer Mundo)
Na última semana, já na Alemanha eles aceitaram o convite para fazer um trabalho voluntário em uma escola de circo para crianças. Em troca receberiam acomodação e alimentação. “Quando chegamos descobrimos que teríamos que dormir em um vagão velho de trem, fazer nossas necessidades na natureza e precisávamos usar lenços na cabeça para não pegar piolho! Foi de longe a maior surpresa”, conta Leonardo.
O estilo de viagem e a decisão de deixarem os empregos de lado causaram espanto nos familiares e amigos, que questionavam como eles iriam se manter. “Ouvimos muito que essa era a vontade que todos tinham, mas o medo de fazer era maior”, contou Leonardo.

E para incluir os amigos e familiares nesta viagem o casal criou o blog “Prazer,Mundo!”, onde postam vídeos, fotos e textos. Seus passos podem ser acompanhados ainda pelas redes sociais. Além do Marrocos e da Alemanha, eles já passaram pelo Chile, Inglaterra, País de Gales, França, Bélgica e Holanda.
Retorno
A viagem não tem data certa para acabar, mas eles esperam que a bagagem cultural e experiências adquiridas façam a diferença no retorno ao Brasil. Eles também nutrem uma expectativa que o mercado esteja mais aquecido neste regresso.

“Vimos o quanto o mundo é grande e complexo, mas que ao mesmo tempo está tão próximo e disponível. Aprendemos que não somos tão especiais quanto imaginávamos, já que na estrada e em outro país somos apenas mochileiros desconhecidos”, afirmam.

Para os recém-casados, que namoram desde que se conheceram na faculdade em Lorena, a experiência possibilitou ainda o fortalecimento na relação no conhecimento e respeito mútuo. “Cada passo que damos nossa conta bancária está menor, mas nosso coração cheio de orgulho pela nossa vitória em sair da zona de conforto”, concluem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário