Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

DUELO ENTRE VOVÔ E TIMBU TRAZ ALEGRIAS E TRISTEZAS PARA AS DUAS TORCIDAS

HISTÓRIA RICA

Alvinegro já conquistou "Missão Impossível" contra Náutico, pernambucanos já decretaram rebaixamento alvinegro à Série B

vovo
Em 1964, time alvinegro foi responsável pela queda dos "Intocáveis"
ACERVO DE ALESSANDRO DI CAPRIO
Ceará e Náutico fazem nesta sexta-feira (12), na Arena Pernambuco, um dos duelos  mais ricos da história do futebol nordestino. Com direito a jogos eletrizantes e viradas de tirar o fôlego, os dois times se enfrentam pela 31ª vezem competições oficiais e, apesar do equilíbrio, a equipe pernambucana leva pequena uma vantagem.
Nos 30 jogos entre as duas equipes, o Timbuconquistou 11 vitórias. 10 jogos terminaram empatados e o Vozão triunfou em 9 partidas. No total, o alvirrubro dos Aflitos marcou 40 gols no Ceará, enquanto o alvinegro balançou as redes da equipe pernambucana em 36 oportunidades. 
Em 1964, Ceará desbancou os "Intocáveis"
A maior goleada do confronto entre as equipes foi justamente em um jogo inesquecível para a velha guarda da torcida alvinegra. O ano era 1964 e a competição era a Taça Brasil de Futebol. Ceará e Náutico se enfrentavam pela 2ª fase da competição. O Náutico tinha o então time mais poderoso da região e fazia jus ao apelido "Os Intocáveis", que recebera da crônica nordestina. Já o time de Porangabuçu vinha da conquista do tricampeonato cearense, mas o Náutico era considerado pela crítica geral como o franco favorito à vaga na próxima fase.

O favoritismo ficou mais acentuado ainda quando a equipe pernambucana venceu o jogo de ida por3x0, nos Aflitos. A goleada aplicada, segundo o historiador Airton de Farias, fez com que a imprensa pernambucana provocasse os cearenses ao publicar no jornal uma foto do time alvinegro perfilado de costas, com a legenda "Campeões de Bozó" - um jogo de dados, bastante comum na época.
A gozação inflamou os cearenses, que jogaram para um PV lotado. A pressão da torcida alencarina deu certo e o Vovô venceu por 1x0, gol marcado por Lucena. Invencibilidade pernambucana de mais 1 ano quebrada e jogo extra para decidir o semifinalista decretado.
No dia 29 de setembro, os dois times fizeram o jogo decisivo no PV. Nem o torcedor mais otimista do Ceará poderia esperar um resultado tão avassalador: com 2 gols de Carlito, 1 de Dedé e 1 de Zé Gerardo, o Vovô atropelou o Timbu por 4x0 e se classificou para as semifinais do então campeonato nacional.
Em 93, Timbu aprontou virada e rebaixou o Vovô
Se a lembrança do confronto entre Ceará e Náutico em 64 faz brilhar até hoje os olhos dos alvinegros mais antigos, o duelo travado pelos 2 times na Série A do Brasileiro de 1993 é algo que o torcedor do Vovô quer apagar da memória.
Os 2 times estavam no grupo C da competição, uma das duas chaves que reuniam os times piores rankeados da disputa. Mesmo assim, ambas as equipes faziam uma campanha pífia. Para fugir da segundona, bastava ao clube cearense um empate contra o Timbu dentro dos Aflitos. E a missão começou bem para o Vovô, quando Claudemir, já na segunda etapa, arrancou do meio campo e marcou um golaço para o Vovô, resultado que rebaixava o próprio Náutico.
Mas a alegria dos alvinegros durou pouco e o time pernambucano, com gols de Maurício eGéferson Vicensi, virou a partida, decretando a queda do Ceará para a Série B e dando início aos16 longos anos que a equipe passou na segundona.
Vovô tenta quebrar tabu de 10 anos
Voltando ao presente, o Ceará tem outra dura missão esta noite: quebrar um tabu de 10 anos sem vencer o time pernambucano. A última vitória do Vozão no confronto foi no dia 23 de maio de 2004, em Recife, quando o time do então treinador Lula Pereira, com gols de ClaudinhoPaquito eCarabina, derotou o Náutico por 3x1. Gil Baiano marcou o gol de honra dos donos da casa. 
De lá pra cá foram 5 jogos, com duas vitórias do Náutico e 3 empates. A última vez que os 2 times se enfrentaram foi no empate em 2x2 pela 3ª rodada da Série B deste ano. Ricardinho Gilmarcaram para o Ceará, enquanto Raí e Elicarlos assinalaram os tentos do Náutico.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=8187569484969387025

Nenhum comentário:

Postar um comentário