Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

"SÃO CRISTÓVÃO" FEIRA NORDESTINA NO RIO DE JANEIRO ESTÁ EM FESTA HOJE.

Elizângela Santos
Relíquias do Padre Cícero estão em exibição no espaço cultural que faz um reconhecimento ao sacerdote do Cariri que mudou a história de Juazeiro do Norte (Foto: Diário do Nordeste)
O Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, também chamado de Feira de São Cristóvão, comemora 69 anos nesta sexta-feira. O dia 2 é o marco histórico de sua criação no ano de 1945 e, o dia 20 de setembro, marca a entrada dos feirantes dentro do Pavilhão de São Cristóvão, há 12 anos. Os festejos de aniversário contarão com a presença de artistas nordestinos, incluindo cearenses, a exemplo do cantor Fagner e do humorista Tirulipa. Este ano, foram realizadas homenagens especiais ao Padre Cícero, pela feira, pelos 80 anos de morte do sacerdote, e será inaugurada uma biblioteca em seu nome.

A Feira de São Cristóvão é a maior feira nordestina fora do Nordeste Brasileiro. É Instalada dentro de um imenso pavilhão no formato de um chapéu de couro e fica no bairro de São Cristóvão, bairro Imperial da capital carioca. No Centro, no Rio de Janeiro, foi implantada a primeira Biblioteca Pública voltada aos saberes do Nordeste. A Biblioteca vai reunir livros, trabalhos científicos e peças históricas através de um acervo documental e também um acervo digitalizado, que está sendo adquirido através de buscas e pesquisas nos nove Estados do Nordeste.

Pioneiro

Durante esse momento de comemorações dos 69 anos, a Biblioteca do Centro recebe a denominação de Padre Cícero - Os Saberes do Nordeste. Será a primeira biblioteca púbica dedicada ao Centro. Uma homenagem a Padre Cícero Romão Batista, no ano em que se comemorou os 170 anos do nascimento do sacerdote e foram celebrados os 80 anos de sua morte.


Pela primeira vez o Estado do Rio de Janeiro comemora oficialmente o mês das Tradições Nordestinas, dentro do Calendário Turístico e Cultural. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo do Estado. A comemoração acontece no Centro Luiz Gonzaga hoje, quando uma série de eventos marca a data em homenagem aos 69 anos de Feira.

A criação da biblioteca será oficializada pelo presidente do local, Helismar Leite. Na manhã de hoje, será realizado o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios e a entrega da Comenda Gonzagão, que será oferecida a personalidades e entidades parceiras.

Ao logo do dia diversas outras atividades engrandecerão a data comemorativa. O bolo de 6,9 metros de comprimento, uma alusão aos 69 anos da Feira, será cortado as 19 horas, e em seguida, começam os shows da noite. Os grupos de tradição da Feira se apresentam dando um colorido especial à festa e ainda, Raimundo Fagner, considerado um dos padrinhos da Feira, a Banda de Forró Desejo Proibido, do Ceará, e os humoristas cearenses, Tirulipa e Ery Soares, se apresentam nos palcos de São Cristóvão.

Todos convidados para a festa nordestina que prossegue até o dia 12 de outubro com grandes atrações e sucessos como Geraldo Júnior, Silvanno Salles, Wesley Safadão & Garota Safada dentre outros.

Para o presidente Helismar Leite, o Centro de Tradições é hoje, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Nos próximos meses será incrementado ainda com um auditório e um centro de documentação, que dará suporte a estudantes, pesquisadores e turistas que poderão se servir de um farto acervo histórico e cultural.

O centro contará com uma editora e também um selo para gravação de CDs com ritmos nordestinos.

Mais informações

Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga
Campo de São Cristóvão
Rio de Janeiro ( RJ)
Telefone: (21) 2580.5335

Fonte: Diário do Nordeste/Tempo da Noticia
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3926392783764741131#editor/target=post;postID=5705239035272158513

Nenhum comentário:

Postar um comentário